17- Segurança no Transporte Escolar / Ano novo é tempo de procurar o transporte para levar nossas crianças a escola.

Esta matéria serve de alerta para aqueles pais que estão procurando transporte escolar para levar suas crianças com segurança.

Diariamente deparamos  com dezenas de vans ou peruas escolares, circulando pela cidade, fazendo o transporte de   crianças e adolescentes, de casa para a escola e da escola para casa.

É comum ver  crianças no interior destes veículos, viajando em pé, em cima de bancos, em pé olhando pela janela ou em grupos ou rodinhas.

A Lei exige que motoristas e passageiros utilizem cintos de seguranças, porém na realidade não é o que se vê com os veículos de transporte de escolares.

Sabemos que têm aqueles profissionais que trabalham dentro da Lei, porém uma minoria faz questão de não cumprir a Lei.

A maioria destes veículos, têm sempre um auxiliar, porém uma pequena minoria, não possuí auxiliar.

O papel do auxiliar é muito importante neste tipo de serviço, porque é ele que vai verificar a conduta destas crianças no interior do veículo, bem como zelar pela sua segurança, função esta que o motorista não pode assumir porque têm que  ficar atento a direção do veículo.

Muitas vezes a insegurança observada no itinerário, continua durante o embarque e desembarque na  porta das escolas, com motoristas estacionando em fila dupla ou transversal, e crianças sendo retiradas de maneira errada ou seja pelo lado da pista de rolamento. A maioria das escolas, possui  um  ponto demarcado pelo órgão municipal de trânsito, como é impossível a  CET fiscalizar estes locais demarcados é comum, funcionários e até mesmo o diretor da escola ocupar estas  vagas demarcadas, sem contar que   há casos de escolas que não possui locais demarcados para o embarque e desembarque de escolares.

Os órgãos de fiscalização, fazem a sua parte, porém cabe ao cidadão que  contrata e utiliza este tipo de serviço, fazer também  a sua parte.

Antes de contratar este tipo de serviço, procure informações junta a escola de seu filho(a), sobre as empresas prestadoras de serviço, é importante saber quantos veículos tem a empresa.Dê preferência a empresas com mais de um veículo. Em caso de pane ou quebra você não ficara sem o serviço, converse também  com  pais  que já fazen uso deste tipo de serviço bem como com professores.

Verifique o estado de conservação dos veículos, siga com seu veículo particular pelo menos uma vez o veículo que está levando o seu filho, desde a saída da sua casa até a porta da escola.

Converse com seu filho sobre a conduta do motorista no transito. Determinados vícios pode comprometer a segurança das crianças, como: Falar ao rádio ou celular, andar colado, andar na contra mão, não parar ou encostar devidamente para o desenbarque em segurança, falar ou xingar outros motoristas, fumar enquanto dirige.

A segurança do seu filho está em primeiro lugar.

33 Respostas to “17- Segurança no Transporte Escolar / Ano novo é tempo de procurar o transporte para levar nossas crianças a escola.”

  1. ANSELMO MORELLI Says:

    OS VEICULOS DE TRANSPORTE DE ESCOLARES SÃO VISTORIADOS, PELO
    ORGÃO COMPETENTE DE CADA CIDADE,PORTANTO TODOS QUE ESTÃO
    RODANDO ESTÃO DEVIDAMENTE DE ACORDO COM A LEI,OU SEJA TRANSPORTE E CONDUTOR DENTRE A MENORIA, PODEMOS TER TRANSPORTADORES QUE NÃO TRABALHÃO CORRETAMENTE,MAIS A MAIORIA SIM,QUANTO A QUESTÃO DE AUXILIÁRES,DIGO QUE NEM TODO TRANSPORTADOR CONSEGUE MANTER ESSA DESPESA A MAIS,QUE NÃO ESTÁ EMBUTIDA NO VALOR DA MENSALIDADE PRATICADA,ACREDITO QUE SE TODOS OS PAIS ORIENTAREM SEUS FILHOS PARA USAR O CINTO DE SEGURANÇA,AJUDARIA MUITO ACHO QUE A EDUCAÇÃO QUANTO A QUESTÃO VEM DE CASA MUITOS NÃO SABEM MAS FAZEMOS MUITAS VEZES PAPEIS DE PAIS,E EDUCADORES,POR TANTO A SEGURANÇA DEPENDE DE TODOS NÓS PRINCIPALMENTE PAIS,QUE TEM QUE RESPEITAR A VAGA DEMARCADA PARA O TRANSPORTE ESCOLAR,ASSIM O EMBARQUE E DESEMBARQUE FICA MAIS SEGURO PORTANTO DEIXO CLARO QUE O TRANSPORTADOR
    ESCOLAR SEMPRE SEGUE REGRAS E NORMAS,QUANTO A QUALIDADE DO TRANSPORTE É CLARO QUE OS PAIS TEM QUE ANALIZAR BEM,E NÃO SÓ VER MENOR PREÇO E SIM MELHOR QUALIDADE PONTUALIDADE
    E DEDICAÇÃO TUDO ISSO JUNTO TEM UM PREÇO JUSTO TAMBEM.

    COMENTÁRIO DO TRANSPORTADOR ESCOLAR TIO ANSELMO E-19
    TRANSPORTANDO ESTUDANTES À 17 ANOS.

    • bairrodocampograndesantossp Says:

      Bom dia Anselmo,obirigado pelos seus comentários e críticas,a realidade que você aponta está relacionado a cidade de Santos,onde existe uma maior fiscalização, embora ainda encontramos muitas irregularidades, porém em muitas cidades a realidade é outra.

  2. Denise Says:

    Tive que tirar minha filha da escola,depois de muito custo para conseguir uma vaga na gota de leite,pois o perueiro não cumpriu com o combinado,depois de 5 dias ele queria pegar minha filha de 4 anos às 6:40 da manhã,sendo que ela entrava às 8:00 da manhã.Tem cabimento isso?Já que não poderia cumprir com sua palavra,não deveria nem ter feito a palhaçada de prestar seus serviços por 5 dias.Resultado,minha filha chorou muito por não ir mais para escola.

  3. Fabiola Says:

    Todos os dias, por volta das 18hs uma perua de número 171, pára no MEIO da rua na comendador martins (próximo a guedes coelho) para deixar uma criança.
    Ela pára a perua, saí, abre a porta, direciona a criança até os pais e vai embora.
    Mesmo com a possibilidade de encostar sua perua, ela não o faz, pois no prédio que ela deixa a criança, tem dois grandes portões de garagens possibilitando ela encostar a perua.
    Cria-se um congestionamento desnecessário pois o horário é de movimentação e ainda risco de que algum motoqueiro passe pela lateral da perua e atropele alguém.
    Podemos evitar futuros possíveis problemas se cada um fizer a sua parte. Eu faço a minha e estou divulgando e espero que a mesma não cometa os mesmos erros, porque se ela pára desta forma na rua informada acima, que nem é tão movimentada, imagino em outras…
    Já mandei email para CET que acredito ser o órgão responsável e divulgarei sempre que achar necessário para que consigamos viver num mundo melhor.
    Eu dirijo carro e moto e não gostaria de compactuar com coisas erradas.

  4. lys Says:

    É uma pena que certas pessoas, não entendam que a segurança se faz com olhos para nossos filhos e segue-se o exemplo para com os filhos que tranporto. Achei que por menos de um minuto, as pessoas de bom senso, poderiam compreender que a segurança que tinha naquele momento era de parar no meio da rua ,pois assim poderia parar, descer a criança direciona-la para o predio(como ela falou), e voltar para a van terminando assim o percurso daquela criança.Mas muitos acham melhor reclamar ,ao ter bom senso, pois se fosse com o filho dela, acho que gostaria de ter o mesmo tratamento.Tenho 25 anos de transporte e nunca recebi tamanha informação desnecessaria. Deveria ate me agradecer, pois aquele um minuto ( o qual foi menos que isso), pode ter evitado que acontecesse algo com a mesma lá na frente. Pois ja diz o ditado , é melhor perder um minuto na vida, que a vida em um minuto…Se as pessoas se importassem mais com suas vidas, tendo coisas uteis a fazer , nao haveria discordias e desentendimentos. Mas aqui vai uma perguntinha….E o caminhão de lixo, vc vai reclamar tb? Pense um pouco antes disso.

    • bairrodocampograndesantossp Says:

      Boa tarde, a matéria do Blog,está direcionada para todo o Brasil. Em Santos e a maioria das grandes cidades,esta atividade é controlada com muito rigor, isso nao quer dizer que não temos aqui profissionais trabalhando sem observar as normas básicas de segurança. Aconselho o diálogo franco entre a contratante do serviço e a contratada.

  5. lys Says:

    Essa pessoa a qual deixei meu recado não é mae de criança que transporto, por isso quis deixar minha indignação, pois não a conheço, se caso ela viesse falar diretamente comigo daria minhas explicações pessoalmente. Nao sei nem onde esta pessoa estava, se na janela ou no transito.Mas tudo bem ja me dou por satisfeita se ela ler, .Obrigada pelo espaço.

  6. lys Says:

    Gostaria de ser avisada caso tenha algum comentario sobre meus serviços ,obrigada

  7. ALESSANDRA PAUZER Says:

    OLÁ, GOSTARIA DE COMPRAR UMA PERUA ESCOLAR, SE ALGUÉM SOUBER É SÓ ENVIAR E-MAIL PARA O CONTATO, MUITO OBRIGADA.ale_pauzer@hotmail.com

  8. weidelys Says:

    Estou vendendo o transporte escolar com serviço.caso tenham interesse me comunique pelo email…

  9. weidelys Says:

    aguardo respostas

  10. Renato Caldas Says:

    Colegas,
    entrega imediata Estribo para Vans – Ducato, Sprinter, Boxer, Jumper, Transit e Master – Estribos novos direto da fábrica.
    Quebra-vento, para mais detalhes http://www.lojamais.com.br/estribo ou em nosso blog http://www.estribos-janelas.blogspot.com

  11. weidelys Says:

    Gostaria que a C.E.T, rondasse nas imediações da Marechal Deodoro a partir das 17 horas para impedir. que carros de passeios ou mesmo carros de pais de alunos da escola Ramos Lopes, parassem na vaga de escolar, pq sempre que as peruas chegam nunca tem a vaga destinada, trazendo assim falta de segurança e discursão para que os direitos sejam validados.Obrigada….

  12. dayanne Says:

    Preciso de um transporte escolar que faça sao vicente/santos,pois moro em sao vicente e minha filha ganhou uma bolsa de estudos em um escola no gonzaga em santos, nao sei onde posso proucurar este serviço. Gostaria de saber se ha algum lugar com umas lista de todos os perueiros para que eu possa contratar e tambem fazer uma pesquisa de preços.
    obrigada.

  13. Sandra dos Santos Emmerich Says:

    Ola, preciso de um transporte escolar que faça tambem sao vicente/santos, moro no gonzaguinha e minha filha estuda na escola Pequeno Principe na Rangel Pestana em Santos. Se alguem souber de algum perueiro que faça esse trajeto agradeço. O horario dela é na parte da manhã
    Obrigada,

  14. mila Says:

    Preciso de um perueiro da pará Campo Grande para a Rua Mato Grosso urgente
    meu cel 9771-6406

  15. Alexandra Says:

    Onde podemos consultar o registro do perueiro???
    Contratei uma para levar meu filho à escola e quando ele voltou, veio com outra perua sem numeração!!!!
    Tem algum site, além da CET???

  16. Alexandra Says:

    OK!!!!
    Muito obrigada!!!!

  17. Jaqueline Says:

    Boa tarde moro em são vicente no humaita e meu filho estuda em santos gostaria de saber se tem alguma perua q faz .Meu filho estuda a tarde no canal 2 com bernadino,desde já obrigada e fico aguardando a resposta.

  18. cecilia Says:

    Preciso de perua escolar que fça o transporte da escola gota de leite (r.xavier toledo) para o gozaga.favor entrar em contato pelo fone 13 81482644 obrigada

  19. sandra dos santos emmerich Says:

    Pq ninguem responde para quem mora em São vicente e precisa de uma perua que vá para santos, ate hoje não tive uma resposta, seja positiva ou negativa.
    Obrigada

  20. Ale Gomes. Says:

    Sandra, procura aí na CET a de número 40!! É uma de cor prata, de São Vicente e que passa todos os dias aqui em frente à minha casa, moro no Marapé!!

  21. carlos Says:

    Gostei muito deste sait obrigado pelas dicas

  22. weidelys Says:

    Escrevo essa porque esta muito dificil transitar e parar em frente a escola Emilia, Primo Ferreira e Azevedo Junior as quais ficam na mesma rua e alem disso com feira na quinta -feira e onibus da ultra no transporte de crianças para a escola total.E nos transportadores escolares onde conseguimos parar para buscar as crianças? e para piorar temos que busca-las dentro de suas classes deixando o transporte a merce e alguns ate com crianças dentro.Temos ainda que esperar os pais que tb vem buscar seus filhos dentro da escola.Sera que alguem poderia dar uma soluçao? pq esta dificil e fico muito preocupada em uma colisao ou abandono do carro.O ideal pra começar é tirar a feira desse local, pois aliviaria muito para todos, pois 3 escolas e uma feira no mesmo lugar é demais e ninguem ve isso?Aguardo obrigada

    • bairrodocampograndesantossp Says:

      Boa noite weidelys, infelizmente não vejo solução para o seu caso. Existe 3 carros para cada pessoa em Santos, Logo o espaço físico na cidade está críto. Existe em frente ao colégio Maria Emília Reis, uma rua com muito espaço, tente acessá-la pela Mariz e Barrros ou Carvalho.
      Quanto a feira da Alvares Cabral,é uma tradição e para mudá-la só mesmo com uma Lei municipal.Porém nenhum vereador certamente não vai querer comprar esta briga.
      Transporte alternativo: Há muito tempo adotei a bicicleta para levar meus filhos a escola. É mais prático, não estressa e acabo ganhando tempo.

  23. Ale Gomes Says:

    No contrato que fiz, estava estipulado 12 parcelas de um determinado valor…. Também achei estranho visto que em julho e dezembro não há aula!!!! Veja no contrato que assinou, (e se não houver contrato, exija!!!) oque é determinado ao contratante.

  24. Jhennifer Lima Says:

    ola eu quero trabalhar em transpote escolar de levar as criaças na escola me coloca eu quero trbalhar

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 160 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: