Manchete do Dia/Jornal Estado de Minas/MG:Mais de 200 anos após sua morte, Tiradentes segue sem um rosto

De líder messíanico a militar esguio, Tiradentes tem representações oficiais que dificilmente correspondem à realidade. Curiosamente, a verdadeira feição do mártir de tantas faces segue resistindo a anos de estudos.

Passados 220 anos da morte de Tiradentes, ninguém sabe exatamente como era o rosto do herói. As faces que conhecemos são idealizações: a versão do mártir de barbas e cabelos longos, que lembra Cristo, como mostra o primeiro registro, uma litografia de 1890, do pintor carioca Décio Villares (1851 – 1931), ou a imagem de porte esguio e elegante do alferes, enaltecida em quadro de 1940, que se tornou ícone da Polícia Militar de Minas Gerais. Segundo os estudiosos, a figura messiânica, de túnica branca, foi criada logo no início da república, que precisava de um símbolo forte para sepultar, de vez, a imagem cunhada no século 19 dos inconfidentes, retratados como poetas e românticos.

A única referência visual existente sobre Tiradentes revela um “homem de olhar espantado”, aspecto que denotaria um caráter ansioso e presença de certo tique nervoso. Mas, conforme os historiadores, no fim da vida ele não usaria barba. Ao ser preso, teve os bens sequestrados, mas deixaram que ele mantivesse na cadeia, conforme está documentado, um missal (livreto religioso) e duas navalhas, com certeza usadas para que se barbeasse.

Ao longo dos anos, Tiradentes surgiu representado de diferentes maneiras. Veja algumas das imagens mais conhecidas (clique para ampliar). (Reprodução)
Ao longo dos anos, Tiradentes surgiu representado de diferentes maneiras. Veja algumas das imagens mais conhecidas (clique para ampliar).

LEIA MATÉRIA COMPLETA, ACESSE:

http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2012/04/20/interna_gerais,289961/mais-de-200-anos-apos-sua-morte-tiradentes-segue-sem-um-rosto.shtml

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: