39 – Imposto de Renda Pessoa Física / Malha fina/ Acerte suas contas com o Leão.

Imposto de Renda Pessoa Física / Malha fina/ Acerte suas contas com o Leão.

Milhares de brasileiros caem  na malha fina todos os anos,malha fina é na verdade um procedimento administrativo que intercepta declarações com dados errados e incompletos.

A Receita utiliza os dados enviados pelo contribuinte para cruzar com os dados enviados pelas empresas onde o contribuinte trabalha ou têm algum relacionamento de caracter  trabalhista ou financeiro.

Dados da  Receita Federal,demonstram claramente que este controle está aumentando a cada ano, por outro lado a receita criou ferramentas em sua página na  internet, que possibilita ao Cidadão  contribuinte que se encontra na malha fina,fazer a correção da sua declaração.

O procedimento é muito fácil, entrando no site www.receita.fazenda.gov.br , entre na coluna Cidadão,a primeira da  esquerda para direita, nesta coluna você terá acesso aos seguintes serviços:

Cadastro  – CPF:

Certidões;

Declarações;

IRPF – Extrato e Restituições;

Pesquisa de Situação Fiscal;

Pagamentos;

Parcelamento de débitos;

Todos os Serviços.

A maioria dos contribuintes que caem na malha fina toma conhecimento do problema ao acessar o Site. Ao efetuar a correção de sua  declaração,o contribuinte  sai da malha fina.

Os  motivos mais comuns que têm levado milhares de contribuintes a cair na malha fina todos os anos são:

Omissão de Rendimentos proveniente de ganhos em aplicações financeiras ou recebimento de aluguel ou diferença do valor declarado entre fonte pagadora e contribuinte.

A falta de recolhimento do imposto na fonte por parte da empresa onde o contribuinte trabalha, pode levá-lo a malha fina. Se o trabalhador ou o contribuinte comprovar que o valor foi deduzido do salário, certamente a  Receita irá cobrar o  pagamento da empresa.

Despesas com saúde e educação: Faça e refaça os cálculos, a receita certamente irá checar item por item,se não tiver comprovantes não inclua, lembrem-se que despesas com remédios,cursos de aperfeiçoamento,idiomas e informática, material escolar,uniforme,não são dedutíveis.

Fique atento a sua variação patrimonial,se ela for  incompatível com a renda do mesmo período,certamente você irá cair na malha fina.Através do documento chamado DIMOB ( Declarações de Informações de Atividades Imobiliárias), construtoras e imobiliárias,repassam estes dados a receita.

Empresas de cartões de créditos e Cartórios, através de um documento semelhante ao DIMOB,chamado de Obrigações acessórias,informam ou deixam a disposição da Receita para fazer comparação com a sua  declaração de imposto de renda.

Como Pagar ou parcelar débitos com a Receita

Para pagamento  ou parcelamento de débitos,acesse  www.receita.fazenda.gov.br ,vá  a coluna Cidadão e siga os seguintes passos:

  • Parcelamento de débitos
  • Parcelamento Simplificado

1º Obtenha o código de acesso

Pessoa Física

  • Nº do CPF
  • Data de Nascimento
  • Nº do título de Eleitor

Continuar

3º   Negociação

  • Nº da conta / Agência do Banco.

4º Imprimir a DARF da 1ª parcela.

34 Respostas to “39 – Imposto de Renda Pessoa Física / Malha fina/ Acerte suas contas com o Leão.”

  1. NELSON R BOTTINI Says:

    ONDE POSSO OBTER UM EXTRATO PARA DECLARAR IMPOSTO DE RENDA COM BASE EM DADOS DA NF PAULISTA?

  2. Gilvana Says:

    Observei que o ano de nascimento de um dependente foi declarado errado em declarações anteriores. O que faço? Corrijo na declaração de 2013 ou continuo colocando o mesmo ano das outras declarações?

  3. Fabricio Says:

    Excelentes dicas. Achei aqui um outro passo a passo mais detalhado, que explica do começo ao fim o processo:

    http://oquefazer.net/o-que-fazer-se-cair-na-malha-fina

  4. Fábio Reis Says:

    Depois de feito o precedimento de solicitação de parcelamento, imprimi a DARF e paguei na mesma data, agora como faço para saber se deu certo meu parcelamento ?

  5. Evandro Says:

    meu nome caiu na malha fina e ja paguei a multa e parcelei certinho agora com quantos dias fica regularizado meu nome na receita.

  6. Amilca Negrão Says:

    Como emitir as parcela da negociação do pedido de parcelamento. Foi informado os dados bancários para débito automático, porém após contato com a agência bancária noa há programação para débito. Quais os passos para emitir darf para realizar o pagamento das parcelas? Obrigada

  7. Renata Ceribelli Says:

    Olá! Gostaria de saber quais os procedimentos para trocar os dados bancários informados para parcelamentos de retificação. Existe como fazer pelo site com o código de segurança?

    • bairrodocampograndesantossp Says:

      Oi boa noite, entendo que uma vez informado o numero de uma conta o ideal é mantê-la.Este ano já tive dificuldade em enviar uma declaração de um amigo,que o sistema não reconhecia a número da conta. nesse caso inseri uma outra conta de outro banco, e consegui enviá-la.

  8. rogerio miguel Says:

    Olá, quando entro no site da receita para acompanhar minha declaração, la pede para olhar o extrato . eu vou e olho o extrato mais não tem nada dizendo que tenho que retificar.o que eu tenho que fazer.

  9. Cleber Says:

    Boa tarde, a primeira parcela do parcelamento da dívida da malha, ela emite um darf, porém essa primeira parcela nao vem em debito automatico? Pois o darf não tem o codigo de barras para pagamento…

    • bairrodocampograndesantossp Says:

      Não entendi a sua pergunta. Favor reformulá-la.

      • Cleber Says:

        Cai na malha fina do ano de 2010, entrei no site para fazer o parcelamento da dívida, porém eles solicitam meus dados bancários para débito automático, e mesmo assim foi gerado um darf referente a 1 parcela.. Minha dúvida é, esse darf gerado será descontado da minha conta em débito automático ou eu preciso pagá-lo? Sendo que no meu banco ainda não está cadastrado esse débito automático!!
        Obrigado
        Cleber

  10. edina Maria Dos Santos Says:

    Não consegui pagar nenhuma parcela do imposto de renda 2015 4.000 de oito vezes comigo um parcelamento maior obrigada

  11. Marcio Says:

    Boa tarde,
    Fiz parcelamento de uma divida e já foi debitada a primeira parcela, minha duvida é que a minha restituição desse ano, que não tinha saído, aparece agora com pendencia, entro para ver e fala que tenho a restituir, mais tenho debito. Se parcelei, como ficam as restituições futuras? todas serão retidas e descontadas do saldo devedor?

  12. Ademilson Says:

    Fiz um parcelamento de 48 x de uma divida que acho injusta pois enviei as declarações de 2012,2013 e coloquei minha esposa como dependente ingenuamente pois ela tambem trabalha e fui notificado em junho desse ano e fui um mes depois na receita para tirar as duvidas sobre essas correspondencias que recebi, quando fui surpreendido com uma divida absurda, pode ser ate que seja justa, mas a minha duvida é, porque não fui avisado antes de chegar a esse valor quando enviei a declaração incorreta assim nao ia ocorrer o erro outras vezes e pagaria uma divida menor.
    Tenho como recorrer a essa divida ou pelo menos reduzir? vendo que não fui orientado quando estava eniando incorretamente poisa minha mulher nem era obrigada a declarar porque não atigia o valor para declaração.

    Grato

  13. Wellington de Oliveira Macedo Says:

    Meu nome entrou na malha fina em 2009/10, gostaria de saber quando vai sair o edital com isenção de multa e juros?

  14. João Roberto Martins Says:

    Bom dia, Senhores
    Entreguei a declaração no prazo em 2016, e fiz o pagamento em 01 quota, so agora verifiquei que estou com pendencia com a receita, Estou tentando faz a retificação pelo programa CAC online da receita, Poco fazer? Minha duvida é? O sistema apos conclusão me gera o boleto da DARF de diferença do valor e juros e multas se houver que devo pagar, ou ira para declaração que devo fazer em 2017?

  15. Eliane Barbosa Says:

    Bom dia, sou corretora de imóveis, estou intermediando a venda de um apartamento e o vendedor caiu na malha fina, ele fez o parcelamento de débito e pagou a primeira parcela, em quantos dias será liberada a CND?

  16. claudio nascimento Says:

    bom dia. fiz declaração retificadora de 2012. gerou uma diferença a pagar. porem quando tento o parcelamento, é considerado o total do imposto gerado e não a diferença a pagar. tem como parcelar a diferença a pagar?

  17. Léa Says:

    Boa tarde.

    Se a pessoa não tiver conta bancária, como faz para parcelar os débitos da Receita Federal? O sistema está amarrando esses dados.

  18. Alex Sandro Martini Says:

    Boa tarde, consultei uma declaração que esta na malha fina de 2014 e aparece a seguinte mensagem:
    Sua declaração já foi processada.
    Resultado encontrado: Imposto a pagar, sem opção por débito automático”.
    Na minha interpretação estou devendo para receita, minha duvida:
    Como consulto esse valor de imposto a pagar?
    Posso recorrer dessa decisão, pois tenho certeza que a declaração esta correta, sem nenhuma pendencia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: