02. Base de Segurança Comunitária do Bairro do Campo Grande:

O projeto é do Cb PM Carvalho e Sgt Moisés da Silva.

O projeto é do Cb PM Carvalho e Sgt M. da Silva.

Construção da Base: A Base   Comunitária  de Segurança do Campo Grande, foi construída pela Sociedade de Melhoramentos do Bairro, com apoio da comunidade e Prefeitura Municipal de Santos, na gestão do então presidente Sr Mario Nunes,  e diretoria composta pelo Sr Francisco, Sr Plínio e Sr Sita. O empelho deste grupo de entusiastas da causa pública, foi muito importante na conquista deste sonho ou projeto.

Início dos trabalhos:  Em 03 de agôsto de 1998, foi instalado no Bairro do Campo Grande o projeto de polícia comunitária do Governo do Estado de São Paulo.

A ocupação inicial ocorreu dentro da Sociedade de Melhoramentos, sendo que houve empenho por parte da diretoria, Cmt da Base e policiais comunitários,  para a construção da Base Comunitária.

Do efetivo da Base Comunitária: Com um efetivo  inicial de 22 homens e três viaturas, teve início o policiamento comunitário no bairro. A prioridade inicial do Comandante da Base, foi cadastrar todos os domicílios residenciais e comerciais do bairro e promover uma maior aproximação da população com a sua polícia.

Mapa do Bairro: Foi criado um mapa detalhado de toda a área comercial,onde cada estabelecimento tinha uma simbologia especifíca incluindo escolas e quadras esportivas.

Pontos críticos:  Os pontos críticos do bairro,ganharam atenção especial, e não foram poucos os casos de flagrantes principalmente por uso/tráfico de drogas  e porte ilegal de arma de fogo.

Telefone Comuntário: Foi criada uma linha de comunicação com os moradores do bairro, através do telefone 3225-0051,com atendimento 24 horas. ( este telefone era utilizado por viciados e traficantes e ficava próximo da base. com apoio da Telesp, este telefone foi colocado na base para servir de contato com a comunidade).

Do Objetivo: O objetivo da Polícia Comunitária,é aproximar o cidadão da polícia,neste modelo de policiamento o morador passa a conhecer o policial do seu bairro pelo nome,o policial por sua vez passa a conhecer a sua comunidade bem como as ruas do bairro e seus problemas.

Relatórios diários de contatos: Instrumento utilizado pelo policial comunitário onde consta a quantidade de contatos,reclamações e solicitações,efetuada durante o período de serviço.

Alguns dos Eventos comuniários realizados pela Base Comunitária do Campo Grande de Santos:

  • Festa das Nações;
  • Campanha de arrecadação de alimentos;
  • Encontro de casais em crise,com palestrantes de várias áreas;
  • Concurso de redação e poesia;
  • Passeios temáticos com crianças carentes;
  • Passeios de bicicletas;
  • Sacolinhas de Natal,evento realizado com o grupo de Voluntários  Coração Feliz.

Localização: A Sede da Polícia Comunitária foi inaugurada em 2000, e está instalada à Rua Marquês de São Vicente,119, Telefone comunitário 3225-0051 /Emergência 190.

Início da construção da Base Comunitária do Campo Grande,em 1999.

Início da construção da Base Comunitária do Campo Grande, em 1999.

Um sonho que virou realidade, poucos acreditavam em uma solução para os terrenos baldios localizados às margens da  linha férrea. Os terrenos  haviam sido transformado em lixão, por alguns moradores e carrilheiros. A chegada da Polícia Comunitária e a construção da Base Comunitária,mudou o panorama da região e contribuiu muito para o fim deste problema. Foi preciso fiscalização rigorosa contra os infratores e todo um trabalho de concietização junto ao moradores ,carrilheiros e proprietários de pequenos caminhões,que faziam questão de descarregar  cargas de entulhos naquele local.

Inauguração da Base Comunitária: No dia 19 de maio de 2000, O bairro do Campo Grande, inaugurava a sede do policiamento comunitário,o ato solene contou com a presença do Prefeito Beto Mansur, alguns vereadores,Comandante da Polícia Militar,Banda da Polícia Militar, empresários da região,Diretoria da Sociedade de Melhoramentos e dezenas de moradores.

Hoje a Rua Marquês de São Vicente, não têm mais o lixão, não é mais uma rua isolada,seus moradores ganharam estacionamentos e jardins,a rua foi toda asfaltada,e todos podem transitar em segurança.

Cores originais da Base na época da sua inauguração em 2000.

Cores originais da Base na época da sua inauguração em 2000.

Início de 2003, é implantado o policiamento de bicicleta.

Início de 2003, é implantado o policiamento de bicicleta no Bairro do Campo Grande.

Informativo da Base Comunitária do Campo Grande,esteve em circulação por aproximadamente dois anos.

Informativo da Base Comunitária do Campo Grande,esteve em circulação por aproximadamente dois anos.

visita

Visita de policiais japoneses em 2007,à Base Comunitária do Campo Grande.

Visita de policiais japoneses a santos.

Policial do Japonês, faz teste com às bicicletas utilizadas pelo policiamento da  Base Campo Grande.

Visita de policiais japoneses a santos.

Visita de policiais japoneses à Santos. Comunidade do Bairro,assiste palestra dos policiais japoneses.

Visita de policiais japoneses a santos.

Visita de policiais japoneses a Santos.

Visita de policiais japoneses a santos.

Visita de policiais japoneses a Santos.   O Cmt da Base, ofereçe uma mesa de frutas tropicais aos visitantes.

DSC04011

Mídia local,comparece a Base para entrevistar os visitantes.

Sala de atendimento à comunidade da Base Comunitária.

Interior da Base Comunitária do Campo Grande em Santos

Fachada atual da Base Comunitária do Campo Grande em Santos.

A nova cara da Rua Marquês de São Vicente

Repaginada na Rua Marquês de São Vicente: Com o fim do lixão e reurbanização promovida pela Prefeitura Municipal de Santos, todos os imóveis da região sofreram valorização. Grandes construtoras estão investindo na construção de condomínios verticais.

11 Respostas to “02. Base de Segurança Comunitária do Bairro do Campo Grande:”

  1. José Adão Nogueira Gonçalves Says:

    Parabéns aos Policiais.
    Os Representantes da Sociedade, a Sociedade que se uniu a este projeto em que todos no Final acabam ganhando, Sabemos que a maioria dos Brasileiros são Cidadãos do bem, Honrados e Trabalhadores.
    Eu sempre falo que não podemos resolver todos os problemas, mas podemos fazer a diferença.
    DEUS Abençoe todos vocês, e fiquem na PAZ de JESUS.
    CB Nogueira Amambaí-MS

  2. elena Says:

    parabéns Adão pelo trabalho que você faz a sociedade e tenha a certeza que você esta fazendo a diferença.

  3. Maria Francisca de Farias Santos Says:

    A corporação do Corpo de Bombeiros de Santos, nossos agradecimentos pelo pronto atendimento no último sábado a noite, na Quermesse da Gota de Leite, ao meu netinho Arthur Henrique Farias Silva. e….a equipe da enfermaria da Gota de Leite.
    Meu netinho agora encontra-se bem, operou o bracinho por ter tido desligamento no cotovelo mas teve alta hoje do hospital e já encontra-se em nossos braços….agradecemos a todos pelo atendimento, cordialidade e acima de tudo, pela demonstração de amor e carinho que recebemos…..Deus abençoe e proteja a todos

  4. durval paulo gomes neto Says:

    quais as providencias vao ser tomadas quantto ao uso de drogas e bebida alcoolica na frente das criaancas que brincam no estacionamento do mendes convention durante o dia e ao entardecer nos procupamos pois eles tem umas atitudes muito esquisita falam alto muitos palavroes as criancas pequenas ficam assusta da o qe devemos fazer ou alguem vai tomar providencia ou vamos esperar ate a proxima eleicao obs eles ficam proximo o vanal 2 com francisco glicerio no meio de 2 base policial

  5. Antonio Carlos Dias Lima Says:

    Parabéns a todos que direta ou indiretamente participaram e colaboraram para a conclusão deste projeto; trazendo para a população melhores condições de bem estar. Voces estão deixando em Legado para futuras gerações, demonstração companheirismo, fé e determinação. Muito bbom mesmo.

  6. bairrodocampograndesantossp Says:

    Infelizmente em nome do progresso, todo este empreendimento não existe mais, para implantação do VLT ou Tram, a Sociedade de Melhoramentos e a base comunitária foram demolidas no início de agosto de 2014.

  7. Alexandra Says:

    Boa tarde sou de Praia Grande e todos os anos venho colaborando com voces para a festa das crianças (Natal) gostaria de saber se voces vao fazer este ano estou tentado ligar mas só chama como faço.

    Alexandra de Oliveira

  8. Sgt Douglas Says:

    Boa tarde, nós da Base Campo Grande gostaríamos de estar atualizando os dados e manter o contato com o administrador do Blog, segue os números de contato da Base: 3252-3010

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: