Dinheiro: Fique atento para não receber uma nota falsa nesta época do ano

Consumidor

Fonte da pesquisa:

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=176705&idDepartamento=5&idCategoria=0

Alessio Venturelli

Atenção redobrada com seu dinheiro. Em época de Natal é muito comum a circulação de notas falsas pelo comércio. Ainda mais aqui, no Estado de São Paulo, onde está a maior concentração de lojas, shoppings e restaurantes de todo País. E, consequentemente, de pessoas.

Só pra se ter ideia, de um total de 424.599 notas tiradas de circulação de janeiro a novembro, 131.052 (30%) estavam em território paulista, segundo informação o Banco Central.  Contribuiu pra isso o grande movimento de pessoas, somado à pressa de fazer logo as compras.

“Nessas horas, é comum misturarem notas falsas no troco. Principalmente, se for num valor grande, pois ajuda a despistar a vítima”, chama atenção o delegado assistente da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Santos, Marcelo Gonçalves.

Ele orienta ficar atento principalmente com as notas de R$ 50,00 e R$ 100,00, que são as mais falsificadas. “Os criminosos querem ter o maior retorno possível em seus golpes. Por isso, geralmente utilizam notas graúdas”.

Em dose dupla

E agora, com a nova família do real também em circulação, é importante você ficar mais atento ainda! Afinal, há mais tipos de nota passando de mão em mão – conforme observa o chefe do Departamento de Meio Circulante do Banco Central, Sidney Figueiredo Filho.

“É importante você conhecer todas as notas”, salienta ele, lembrando que o público também facilita (e muito) a vida dos malandros. “Pela qualidade das notas falsificadas que chegam ao Banco Central, dá para ver que as pessoas nem olham”.

Portanto, nada melhor do que saber direitinho quais são as notas atualmente em circulação. E mais que isso, distinguir as verdadeiras das falsas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: