08 – VLT – VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHO EM SANTOS E SÃO VICENTE.
20/04/2015
Estamos no dia 20 de abril, e acreditem ás obras do VLT em Santos, no trecho que vai do canal um até o cais, simplesmente pararam. A população está desinformada, o que estaria causando estas paralisações: Falta de recursos do Estado ? Problemas com contratos ? Problemas com o Ministério Público ? Problemas com um certo empresário, que parece que manda mais na cidade do que o prefeito ou será a interferência das empresas de ônibus urbanos que estariam vendo concorrência desleal entre o ônibus e o VLT?
06/01/2015
Estamos no início de 2015 e as obras do VLT, que já está sendo chamado de “Vagareza Leve sobre Trilhos”, está praticamente parado. A sensação para quem vê todas as máquinas paradas e ociosas é de que deram férias coletivas para todos os funcionários.
Infelizmente a população desconhece como são feitas estas licitações bem como o que está escrito nas estrelinhas que regem estes contratos milionários.
Para a população só resta o incomodo e a esperança que um dia no futuro, poderão ter um meio de transporte semelhante aos países da Europa.
31/01/2014
Justiça autoriza Governo do Estado a retomar as obras do VLT em Santos
Obras do Veículo Leve sobre Trilhos serão retomadas em breve.
Decisão foi tomada pelo Desembargador Dr. João Negrini Filho.
o

TV Tribuna)
A 1ª Câmara Reservada ao Meio Ambiente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo autorizou nesta sexta-feira (31) a retomada das obras do VLT no trecho da avenida Francisco Glicério, em Santos, paralisadas desde o dia 14 de janeiro. A decisão é do relator Desembargador Dr. João Negrini Filho.
Na decisão, o relator conclui que “as evidências até agora carreadas aos autos apontam terem sido realizados: análise ambiental prévia do empreendimento; laudo de vistoria da CETESB; EIA-RIMA, com concessão de licenças prévia e de instalação pelo órgão ambiental.
Leia matéria completa, acesse:
________________________________________________
Governo do Estado exibe maquete do VLT em São Vicente.
JORNAL VICENTINO
Enquanto em Santos, parte das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) permanecem temporariamente paralisadas, devido ao impasse sobre o traçado entre o Governo do Estado e o Ministério Público, o mesmo não se pode dizer em São Vicente. As obras na Cidade seguem a todo vapor, para a alegria do prefeito Luís Cláudio Bili.
Nesta sexta-feira, o chefe do Executivo vicentino percorreu todo o percurso da obra, que vai desde o Terminal dos Barreiros até a Divisa, na Praia do Itararé. Ele caminhou pelo trajeto acompanhado de autoridades como o vereador Júnior Bozzella (PSDB) e o gerente regional da EMTU, Rogério Neves.
“É uma visita alegre. Como cidadão, quando passo pela obra, salta os olhos de forma alegre e positiva. Pretendo fazer essa caminhada uma vez por mês”. Bili também falou sobre as polêmicas iniciais que os transtornos das obras causariam.
“Ainda escutamos críticas que são salutares, mas reintero: é um momento de transformação positiva. Dentro da alguns meses teremos muito o que comemorar”.
Segundo o gerente regional da EMTU, Rogério Plácido Neves, todo o percurso vicentino conta com homens trabalhando. São oito frentes de trabalho na Cidade, totalizando 600 operários. A expectativa é que as obras do viaduto da Antônio Emmerich, por exemplo, seja entregue no início do próximo ano e que, em maio, já estejam circulando os primeiros trens do VLT, em caráter de teste.
Neves também afirmou que a paralisação em Santos não interfere nas obras vicentinas e que está confiante em uma resolução positiva para o caso nos próximos dias.
A EMTU também deve concluir em dezembro o projeto básico do outro trecho do SIM (Sistema Integrado Municipa) entre a Ponte dos Barreiros e Samaritá, na Área Continental, que terá 7,7 quilômetros de extensão e contará com quatro estações, duas de transferência e outras duas de embarque/desembarque. Até lá serão realizados os levantamentos topográficos e os estudos de impacto ambiental.
IMPORTÂNCIA
Presente durante a visita, o vereador Júnior Bozzella (PSDB) enalteceu a obra do VLT. “Mostra que a parceria São Vicente, o Estado e o PSDB tem trazido resultados positivos para a população. É uma obra que vai atender 70 mil pessoas por dia e beneficiará toda Região, que conta com 1 milhão e 700 mil habitantes, promovendo qualidade de vida, facilitando a mobilidade urbana e trazendo um conforto diferenciado, que pode ser equiparado ao de países europeus”, afirmou.
Deixe um comentário