16- Os cuidados que devemos tomar na hora da compra ,venda ou troca de veículo.


 

Veículo OK: Nunca foi tão fácil comprar o tão sonhado carro OK. As facilidades são muitas, bastam algumas poucas economias para dá como entrada ,e lá  está você montado num possante e um carnê com prestações a perder de vista,não importando se este financiamento vai perdurar  12,24,36 ou 72 meses.

Com o incentivo do imposto dado pelo Governo e as facilidades oferecida pelas fábricas, concessionárias, bancos e financeiras,muitas vezes não são necessário nem mesmo a entrada para você sair com o seu zerinho reluzente da loja.

No calor da empolgação e euforia com a compra do carro novo através de financiamento (CDC/leasing). Muitos acabam tendo uma surpresa desagradável ao assinar o  contrato de compra e venda sem pelo menos  lê uma de suas  incontáveis cláusulas. A surpresa maior vêm quando o consumidor, já em casa e  desconfiado de alguns valores,passa a lê o contrato que assinou ou quando recebe o carnê, ali ele constata que o sistema de financiamento não foi o acordado ,que os valores da mensalidade estão distorcidos ou acima da informada,  e que  estão inseridos uma dezena de taxas,afinal de contas,nenhum agente financeiro trabalha de graça.

´

Veículo usado: Na compra do veículo usado,  os riscos são bem maiores.Diversas lojas de usados estão em  dificuldades financeiras,desconfie até mesmo das mais famosas, muitas  já fecharam suas portas.

Boa parte das lojas trabalham com veículos em consignação,geralmente são veículos que pertencem a terceiros, estão financiados e têm alguma pendência com financeiras ou bancos.

Antes de comprar certifique-se de que o  veículo que você está comprando não se enquadra nesta  situação. Exija o documento do veículo,anote o número do Renavam e descubra  pesquisando junto ao Detran do seu Estado,se não há pendências.

Evite pagar o veículo à vista sem antes examinar toda a documentação.

Quando o seu usado, estiver sendo dado como parte de pagamento,peça a escrituração em contrato,evite assinar o recibo de compra e venda do veículo e entregar de imediato ao dono da loja.

Tome todo cuidado quando for comprar carro nos chamados “Mega feirões de fim de semana”.

Mesmo se tratando de concessionárias conhecida na cidade, exija toda documentação.tome cuidado com vendedores que afirmam que “todos os veículos comprados  são periciados no ato da compra e que estão em  nome da empresa”. Pode não ser verdade, muita gente já  caiu nessa.

Desconfie de veículos com baixa quilometragem,o velocímetro pode ter sido chipado ( adulterado).A  média anual de rodagem de um veículo pode variar de 10 a 15 mil, examine pneus, desconfie de pneus com aparência de novos, pode ser pneus remolde ou recauchutados. Vazamento de óleo e estado de conservação, leve alguém para verificar ou se possível leve até o seu mecânico de confiança.

 

Tipos de Financiamento
Existe três modalidades de financiamento que o consumidor pode utilizar na compra de  carros novos ou usados: Crédito direto ao consumidor (CDC), leasing e consórcio.

C.D.C.  (Crédito Direto ao Consumidor).
Através do  CDC, o consumidor escolhe o banco de sua confiança para realizar o  empréstimo para comprar o carro. O veículo fica de posse do comprador, mas não pode ser negociado (está alienado ao banco) até que sejam quitadas ou pagas todas as prestações.

Por iniciativa própria,o comprador pode procurar  diretamente  o banco, sem intermediação  do vendedor da loja  (concessionária).

Dessa forma, o consumidor pode negociar as taxas de juros que serão pagas. Estas taxas são fixadas no início do contrato firmado e não sofrem alterações durante o pagamento das prestações.

Leasing
Nesta modalidade, quem compra o bem (carro) é o banco,também chamada  chamado empresa de leasing, e consequentemente  aluga o veículo ao consumidor.

Desta forma, o cliente paga pelo aluguel do carro até o término das prestações, durante todo este processo o veículo permanece no nome da empresa de leasing. Ao término do pagamento da ultima prestação o consumidor passa a ser o dono do veículo.

Da mesma forma que o CDC,o cliente ou consumidor pode procurar o banco  de sua confiança sem interferência da loja (concessionária).

A negociação direta com o agente financeiro permite  obter  as melhores  taxas de juros, a serem  fixadas no início do contrato e portanto não vão sofrem alterações ao longo de todo o  período de pagamento do contrato.

Consórcio
Nesta modalidade o consumidor faz parte de um grupo formado por outros participantes ou cotistas, organizado por uma empresa de consórcio,geralmente ligado a um banco.

.

O consumidor escolhe o tipo de veículo e o seu valor,sendo que o valor da prestação, está relacionada ao valor do bem(veículo).

Todo o mês é realizada uma reunião,sendo que um veículo sai por sorteio e outro para quem oferecer o maior lance.

No Consórcio às prestações sofrem alterações,de acordo com a valorização do bem (automóvel).

Duração:: Os contratos de consórcio giram em torno de  dois, três,quatro ou cinco anos.

Taxas; É cobrada  mensalmente  uma taxa de administração, referente aos serviços prestados pela empresa,esta taxa sofre alteração de uma empresa para outra..

 

Obs.: Têm chegado muito questionamento sobre venda de veículo, muitos ficam em duvida, se devem ou não assinar o documento antes de receber pelo valor da venda.

Todo cuidado é pouco, jamais assine o documento de transferência, antes de receber.

Quando o carro estiver sendo vendido em consignação ou em loja, segue a mesma orientação. E como dizia já os mais velhos ” cautela e cauda de galinha não faz mal a ninguém”.

Uma resposta to “16- Os cuidados que devemos tomar na hora da compra ,venda ou troca de veículo.”

  1. Gomes Says:

    Muito boas essas dicas, quando agente via comprar um carro surgem milhares de dúvidas, principalmente quem não é experiente, rs.

    Quando eu vou comprar um carro ou mudar pesquiso muito antes de decidir, converso com quem tem mais conhecimento, pergunto aos meus amigos que têm mais conhecimento e ainda procuro levar um mecânico para verificar detalhes que não consigo ver. Afinal, ninguém merece comprar um carro cheio de problema e que só vai dar dor de cabeça né?

    Pesquisado na internet esses dias eu achei um site que dá umas dicas muito boas na hora de comprar um carro. Achei interessante, se alguém quiser dar uma olhada e conferir a matéria completa o endereço e este http://goo.gl/UJXe3l

    Abraço galera

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: