Religião, seita, filosofia de vida. Saiba mais.

O que é Budismo ?

Budismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A grande estátua do Buda Amitaba, em Kamakura, Japão.

Budismo (páli/sânscrito: बौद्ध धर्म Buddha Dharma) é uma religião1 e filosofia1 2 não-teísta1 que abrange uma variedade de tradições, crenças e práticas, baseadas nos ensinamentos atribuídos a Siddhartha Gautama, mais conhecido como Buda (páli/sânscrito: “O Iluminado“). Buda viveu e desenvolveu seus ensinamentos no nordeste do subcontinente indiano, entre os séculos VI e IV a. C.3 .

Leia mais… acesse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Budismo

_____________________________________________________________________

O que é Taoismo ?

Segunda-feira, 14 de Maio de 2007
Taoísmo

    A origem do Taoísmo ou pelo menos dos seus princípios fundamentais é atribuída aos ensinamentos do mestre chinês Lao Tse (velho mestre) um contemporâneo de Confúcio que viveu entre 604 e 517 a.C. . Sendo contemporâneo de Confúcio também Lao Tse viveu numa época de extrema tirania e violência a que se opunha ferozmente isto, levou-o a abandonar um cargo governativo que ocupava e a dirigir-se para a fronteira com o Tibete, rezam as lendas que quando se preparava para a atravessar a fronteira foi reconhecido por um amigo da guarda imperial que lhe disse que só o deixaria passar se Lao Tse escrevesse os seus ensinamentos num livro. Após três dias Lao Tse dirigiu-se ao amigo e entregou-lhe um livro a que chamou Tao te Ching (O caminho e princípios morais) no qual ensinava uma filosofia de vida ao povo. Após isto o guarda deixou passar Lao Tse que nunca mais voltaria à China.

Leia mais… acesse:

http://areligiao.blogs.sapo.pt/1578.html

__________________________________________________

O que é a Seicho-No-Ie

É um ensinamento de amor que prega que o ser humano é filho de Deus, que o mundo da matéria é projeção da mente e, também, nos revela qual é a nossa verdadeira natureza. É uma filosofia que transcende o sectarismo religioso, pois acredita que todas as religiões são luzes de salvação que emanam de um único Deus.

Ano de Fundação

Fundada por Masaharu Taniguchi, em 1° de março de 1930, no Japão.

Quem foi Masaharu Taniguchi

Dentre os líderes espirituais do Japão, Masaharu Taniguchi é um dos mais conhecidos e influentes. Através de suas preleções, livros, artigos, etc., atinge milhões de pessoas. Suas mensagens são simples, objetivas e capazes de modificar vidas.

A SEICHO-NO-IE é Religião ou Filosofia?

A Seicho-No-Ie pode ser considerada uma filosofia de vida e também uma religião, não há rigidez de conceito neste sentido. Ela tem como objetivo despertar no coração das pessoas a verdade de que todos são filhos de Deus e fazer com que, através de atos, palavras e pensamentos, tornemos este mundo um mundo melhor.

A Felicidade de Quem Pratica

Aqueles que praticam os ensinamentos da Seicho-No-Ie aprendem a reconhecer sua verdadeira natureza de filho de Deus e, em conseqüência disso, começam então a ocorrer fatos milagrosos como a cura de doenças, reconciliação de lares em desarmonia, exteriorização de grandes talentos, êxito profissional, solução de problemas econômicos e amorosos etc.

Para Quem já tem uma Religião

Existem pessoas que, mesmo já sendo adeptas de uma religião e freqüentando assiduamente suas atividades, sentem-se muito bem e felizes ao entrar em contato com os ensinamentos da Seicho-No-Ie, que por sua vez recebe, com muito amor e carinho, todas as pessoas, sem nenhuma restrição.

Leia mais acesse:

http://www.sni.org.br/oque.asp

__________________________________________________

O que é Candomblé ?

O Candomblé é uma religião derivada do animismo africano1 onde se cultuam os orixás, Voduns, Nkisis dependendo da nação. Sendo de origem totêmica e familiar, é uma das religiões afro-brasileiras praticadas principalmente no Brasil, pelo chamado povo do santo, mas também em outros países como Uruguai, Argentina2 , Venezuela, Colômbia, Panamá, México, Alemanha3 , Itália, Portugal e Espanha4 5 .

Cada nação africana tem como base o culto a um único orixá. A junção dos cultos é um fenômeno brasileiro em decorrência da importação de escravos onde, agrupados nas senzalas nomeavam um zelador de santo também conhecido como babalorixá no caso dos homens e iyalorixá no caso das mulheres.

Leia mais acesse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Candombl%C3%A9

___________________________________________________

O que é Umbanda ?

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
UmbandaSímbolo da Umbanda Sagrada
Hino da Umbanda Religiões afro-brasileiras


Princípios Básicos

Deus

Ketu | Olorum | Orixás

Jeje | Mawu | Vodun

Bantu | Nzambi | Nkisi


Templos afro-brasileiros

Babaçuê | Batuque | Cabula

Candomblé | Culto de Ifá

Culto aos Egungun | Quimbanda

Macumba | Omoloko

Tambor-de-Mina | Terecô | Umbanda

Xambá | Xangô do Nordeste

Sincretismo | Cnfraria


Literatura afro-brasileira

Terminologia

Sacerdotes

Hierarquia


Religiões semelhantes

Religiões Africanas Santeria Palo Arará Lukumí Regla de Ocha Abakuá Obeah


Umbanda é uma religião heterodoxa brasileira, cuja evolução do polissincretismo religioso existente no Brasil foi resultado de motivações diversas, inclusive de ordem social, que originaram um culto à feição e moda do país.

O vocábulo é oriundo da língua quimbundo, de Angola, e significa arte de curar, segundo a Gramática de Kimbundo, do Professor José L. Quintão, citada na obra O que é a Umbanda, de Armando Cavalcanti Bandeira, editora Eco, 19701 . Já os autores de vertente esotérica fazem alusão ao sânscrito a partir da junção dos termos Aum e Bandha, o elo de ligação entre os planos divino e terreno. A palavra mântrica Aumbandhan teria sido passada de boca a ouvido e chegado até nós como A Umbanda.

Leia mais, acesse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Umbanda

___________________________________________________________

O que é Islamismo ?

Islão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nota: Esta página contém alguns caracteres especiais que podem não ser exibidos por alguns navegadores. Veja aqui mais informações.

Islamismo, Islão (português europeu) ou Islã (português brasileiro) (em árabe: إسلام, transl. Islām) é uma religião abraâmica monoteísta articulada pelo Corão, um texto considerado por seus seguidores como a palavra literal de Deus (em árabe: الله, Allāh), e pelos ensinamentos e exemplos normativos (a chamada suna, parte do hadith) de Maomé, considerado pelos fiéis como o último profeta de Deus. Um adepto do islamismo é chamado de muçulmano.

Os muçulmanos acreditam que Deus é único e incomparável e o propósito da existência é adorá-Lo.1 Eles também acreditam que o islã é a versão completa e universal de uma fé primordial que foi revelada em muitas épocas e lugares anteriores, incluindo por meio de Abraão, Moisés e Jesus, que eles consideram profetas.2 Os seguidores do islã afirmam que as mensagens e revelações anteriores foram parcialmente alteradas ou corrompidas ao longo do tempo,3 mas consideram o Alcorão como uma versão inalterada da revelação final de Deus.4 Os conceitos e as práticas religiosas incluem os cinco pilares do islã, que são conceitos e atos básicos e obrigatórios de culto, e a prática da lei islâmica, que atinge praticamente todos os aspectos da vida e da sociedade, fornecendo orientação sobre temas variados, como sistema bancário e bem-estar, à guerra e ao meio ambiente.5 6

Leia mais, acesse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Isl%C3%A3o

 

____________________________________________________

O que é Luteranismo ?

O Luteranismo é um ramo do Cristianismo Ocidental, fundado por Martinho Lutero, pioneiro da Reforma da Igreja Católica na Alemanha, a partir de 1517, sendo sua orientação teológica a base doutrinária de todas as Igrejas Luteranas espalhadas pelo mundo.

Leia mais acesse:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Luteranismo

______________________________________________________

O que é Catolicismo ?

Catolicismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Catolicismo (do grego καθολικος, translit.: katholikos; com o significado de “geral” ou “universal”1 ) é um termo amplo para o corpo da fé católica, a sua teologia, doutrinas, liturgia, príncipios éticos, e características comportamentais, bem como um povo religioso como um todo.2 O termo catolicismo é “usado geralmente para uma experiência específica do cristianismo compartilhada por cristãos que vivem em comunhão com a Igreja de Roma.3 Muitos dos principais credos (definições de semelhantes a preces) cristãos, nomeadamente o Credo dos Apóstolos e o Credo Niceno, utilizam este termo.

No seu sentido mais estreito, o termo é usado para referir-se à Igreja Católica Romana, formada por 23 igrejas sui iuris que estão em comunhão total com o Papa, e possui mais de um bilhão de fiéis4 (ou seja, mais de um sexto da população mundial5 e mais da metade de todos os cristãos6 ). As suas características distintivas são a aceitação da autoridade e primado do Papa, o Bispo de Roma. No entanto, outras igrejas também afirmam ser “católicas”, como a ortodoxa, e as igrejas não-calcedonianas, a Igreja Assíria do Oriente, a Velha Igreja Católica, as igrejas da Comunhão Anglicana e, mesmo que pouco utilizado, as Igrejas Presbiterianas.7 Existem ainda as igrejas nacionais, principalmente no continente americano, do Norte, Central e Sul, que não estão vinculadas a Roma, são em sua maioria descendentes da Igreja Católica Apostólica Brasileira, uma dissidência da Igreja de Roma surgida em 1945 e que hoje está presente em muitos países, inclusive na Ásia e África. Existem ainda Igrejas independentes que, não sendo fruto de nenhuma cisão e beneficiando de Sucessão Apostólica válida conferida por ex-bispos romanos, se definem também como sendo católicas como por exemplo a Igreja Católica Apostólica Carismática

Índice

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: